sábado, 5 de fevereiro de 2011

Documentos necessários para o Casamento Religioso

O ritual do casamento varia de acordo com a geografia, os costumes e a religião, e é pela religião católica que se realiza a grande maioria dos casamento no Brasil.

                             

Para que o casamento religioso se realize são necessários os seguintes documentos:

• certidão de batismo atualizada, dos noivos;
• cópia da carteira de identidade dos noivos e de duas testesmunhas;
• comprovante de freqüência do curso dos noivos;
• protocolo do processo civil;
• dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.;
• autorização dos pais ou responsáveis para os noivos, caso sejam menores de 21 anos.

A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde reside o noivo ou a noiva. Para casar fora de sua igreja, é necessário que os noivos solicitem a transferência para a paróquia escolhida.

Os noivos não batizados precisam procurar o pároco seis meses antes do casamento, para regularizar a situação.

O curso de noivos é condição obrigatória, procure então informações na secretaria de sua paróquia na Igreja Católica.

Tanto igrejas como templos e sinagogas cobram taxas para realização de matrimônios. Os locais mais procurados acabam tendo um custo mais alto e uma lista de prestadores de serviços autorizados, que, em geral, cobram preços à altura da procura. Ou seja, caros.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Casamento na Igreja Católica


O casamento religioso e sua recepção são atos de fé e não apenas atos sociais. Segundo os sacramentos a preparação interior deve se principal, e não apenas os trajes e a ornamentação.

As igrejas pedem certo decoro  como evitar o luxo e a obtenção, que são totalmente contrários ao espírito do Evangelho e que toda a assembléia presente seja motivada a ser participante e não apenas assistente da celebração.

Para casar na Igreja, os noivos devem ser pessoas que se esforcem para viver o seu compromisso cristão: pessoas batizadas convêm que sejam confirmadas, perante a Eucaristia.

A própria celebração dos sacramentos prepara os fiéis do melhor modo possível para receberem a graça, cultuarem devidamente a Deus e praticarem a caridade.

Por isso:

• A celebração do Matrimonio deve ser realizada na Paróquia da noiva ou noivo, como expressão da participação e comunhão na vida da comunidade. Todo Pároco, Vigário Paroquial e Diácono, devidamente jurisdicionados pela Cúria, presidem validamente à celebração do Matrimonio dentro da sua Paróquia.
• Tendo feito, o processo matrimonial, o Pároco do noivo ou da noiva pode autorizar, por escrito, aos noivos, a celebração do Matrimonio em outra Paróquia.
• Para presidir validamente à celebração do Matrimonio fora da sua paróquia, qualquer sacerdote ou diácono precisa da jurisdição do respectivo Pároco local, por escrito.
• Seja entregue aos nubentes, após a celebração, uma Certidão do Matrimonio religioso.
• Para que o matrimonio contraído seja anotado no livro dos batizados, onde o Batismo dos cônjuges está registrado. O Pároco do lugar da celebração deve comunicar, o quanto antes, ao Pároco do lugar do Batismo a celebração do Matrimonio.

Casos de Desquitados e Divorciados:

• O Pároco estuda pessoalmente, ou com recurso a Cúria Arquidiocesana, com atenção e misericórdia, os casos de desquitados, divorciados, casados somente no civil, que desejam contrair matrimonio na Igreja. Os que são casados na Igreja, agora desquitados ou divorciados e desejam participar da vida paroquial, sejam tratados com caridade, observando-se o que estabelece a Santa Sé. Lembrados que “o filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,20). Realizem-se encontros dos que estão morando juntos para que regulamentem sua situação.
• Amasiados e divorciados recasados não podem ser absorvidos, nem comungar.

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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Casar sabendo escolher


O casamento é cheio de detalhes. Um deles, sutil, porém marcante, é a escolha do cerimonial. Escolher este serviço é um cuidado especial. Pois, o seu dia tem que ser realizado com tudo que há de melhor, e para que isto aconteça o cerimonial é essencial.

A Angel Fonseca quer fazer parte desse momento!

Oferecemos serviços de assessoria e produção para todos os tipos de evento, desde uma pequena recepção até uma superprodução.

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Um abraço,
Angélica Fonseca

Escolhendo o bufê



Para que seu casamento seja perfeito, não basta encher os olhos dos convidados apenas com uma bela decoração. Agradar a centenas de pessoas pode não ser uma tarefa fácil. A qualidade dos alimentos servidos também deve ser alvo de seus cuidados. Por isso, é imprescindível conhecer o serviço do bufê antes de contratá-lo. Vale a indicação dos amigos, visitação no local ou, até mesmo, agendar uma degustação. E para definir o cardápio, leve em consideração o período em que a festa será realizada e o estilo de seus convidados, não se esquecendo de optar por alimentos que agradam a gostos distintos.
O primeiro passo é definir que tipo de bufê será servido: à francesa, a inglesa ou o americano. No primeiro, os garçons servem os convidados a partir de travessas dispostas ao lado esquerdo de cada um. No estilo inglês, os pratos vêm prontos da cozinha e são servidos pelo lado direito do convidado.
Nos casamentos diurnos, a alimentação é mais leve e com mais salada. Durante a noite, ela pode ser mais consistente. Geralmente, os cardápios compõem salada, peixe e carne, massa e risoto.
Para os casamentos tradicionais, o jantar, ou o almoço, é mais apropriado, servido em baixelas e com talheres de prata, além de tacas de cristal e pratos brancos. No entanto o serviço pode ser à americana. Desta forma, as pessoas ficam mais à vontade para comer e não há necessidade de interromper a festa a todo o instante, deixando os convidados livres para conversar, dançar e se alimentar no momento em que desejarem. Mas o segredo deste serviço é manter os alimentos à disposição e aquecidos durante toda a festa.
Contudo, o cardápio só é agradável se for acompanhado por boas bebidas. Água e refrigerantes são básicos. Para as pessoas com hábitos saudáveis, não podem faltar os refrigerantes light e algum tipo de suco. Agora, entre as bebidas alcoólicas, o que tem agradado a muitos noivos é o vinho espumante. Pode ser o pró-seco branco ou rose. Pode-se trabalhar com um fornecedor em esquema de consignação: quando sobram garrafas, elas são devolvidas, desde que não tenham sido geladas, assim ninguém fica no prejuízo. Uma garrafa de vinho seve de duas a três pessoas.

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Bolo de noiva


Foto: Lucas Rachinski
Um dos itens mais importantes do cardápio de uma festa de casamento, o bolo da noiva é uma tradição antiga que jamais perdeu força. Uma verdadeira obra de arte. É a protagonista de um dos momentos de maior destaque, tradicionalmente, deve ter a sua primeira fatia cortada pelos noivos e o primeiro pedaço experimentado pela noiva. O bolo é muito mais do que uma simples sobremesa e, por isso, deve ser escolhido com cautela e atenção, para agradar tanto aos recém-casados quanto aos seus convidados.
Hoje já deixou de ser tradição corta-lo no final da festa, passando este momento para a chegada dos noivos facilitando, assim, a foto e o transcorrer da festa. Não importa formato e cor, e sim servi-lo e brindar com champanhe.
Nas festas que são servidos docinhos, o bolo vira um coadjuvante. Portanto, faça um menor só para cortar. Para evitar desperdício, calcule 100 gramas de bolo para 40% dos convidados.

Bolo e champanhe

A comemoração é elegante para casamento pela manhã e a tarde, não em horário de jantar.

• Quem deseja uma reunião um pouco mais longa serve salgadinhos e bebidas variadas antes do bolo e do champanhe.
• Os que preferem simplificar substituem o bolo pelos bem-casados, docinhos de pão-de-ló recheados com doce.
• O convite dirá: “Após a cerimônia os noivos receberão para o brinde no salão da igreja”.
• Outra opção é o padre, ao final, convidar para o brinde.
• Se a igreja não tiver salão, o local do brinde deve ser próximo.
• O champanhe é servido a todos os convidados quando os noivos cortam o bolo e brindam com os pais ou logo em seguida.

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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Planejando bem o seu casamento


Para um bom planejamento basta responder detalhadamente a estas perguntas: o que, quem, como, quando, quanto, elas lhe darão a dimensão do casamento a ser organizado.
Quanto maior o número de detalhes você conseguir antever, mais segurança no comando, menos problemas você terá e mais sucesso terá o evento.

O que
• Que tipo de casamento? (Características da cerimônia: estilo da igreja, festa, comemoração diurna ou noturna, entre outras).
• Qual a sua importância para você?
• É evento corriqueiro ou incomum?
• Que dimensão terá?
• Que resultado pode trazer a você?

Quem
• Quem está organizando?
• Quem são os convidados?
• Que celebridades estarão presentes?
• Quem é o responsável pelo casamento?
• A quem se destina? Que tipo de público é esperado?

Como
• Que atividades estão sendo programadas?
• Número de pessoas esperadas?
• De que forma os participantes serão convidados?
• Quem se incumbiu ou se incube dos convites?
• Um telefone e uma pessoa para confirmações de presença.

Onde
• Onde o casamento será realizado?
• Local já está reservado?
• Qual o tamanho do local (grande, pequeno, adequado ao tipo de casamento)?
• Tem ar condicionado, ventilação, acesso e saídas, altura do pé direito?
• Tem equipamentos de segurança no local?
• Qual a logística de transporte para o local?

Quando
• Quando será realizado?
• Quanto convidado terá?
• Quanto tempo está previsto para durar o evento? Tem horário para terminar?

Quanto
• Quanto custará o evento? Converse com o noivo sobre quanto pretendem gastar.
• Quem o pagará?
• Existe orçamento aprovado
• Foi feita estimativa de custos?
• Fornecedores devidamente pesquisados?

Respondendo essas perguntas, o primeiro passo é definir qual tipo de casamento que pretende realizar.

Após a definição:
• Defina a data do casamento.
•  “Desenhe” o evento como um todo. Parta do essencial e vá acrescentando os itens que vão valorizá-lo.
• Reserve a igreja.
• Assegure-se de estar usando adequadamente os recursos disponíveis.
• Compre uma agenda para anotar todos os compromissos, e reserve uma caixa para guardar os documentos que serão necessários.
• Tenha sempre à mão a lista de fornecedores que tradicionalmente prestam serviços a grandes casamentos.
• Contrate um organizador de casamentos, se preferir contar com a ajuda de um profissional especializado.
• Comece a fazer a lista de convidados.
• Faca uma lista global das providencias principais (check-list) e várias outras listas detalhadas cobrindo todos os itens essenciais do evento.

Os itens básicos de uma cerimônia são:
• Taxa da Igreja e de documentação (inclui despesas com curso de noivos, transferência de paróquia e cartório);
• Decoração floral da igreja (conte, ainda, gastos com buquê da noiva e damas e flores de lapela);
• Música para a cerimônia (ao vivo ou eletrônica);
• Foto e Vídeo;
• Convites;
• Bem-casados e / ou lembrancinhas (é simpático oferecer este tipo de recordação mesmo que não haja festa);
• Carro para levar a noiva;
• Vestido de noiva e acessórios;
• Traje do noivo;
• Alianças.

Os itens básicos para a festa são:
• Faça três comparações: bolo e champanhe, coquetel e jantar;
• Locação do espaço da festa;
• Bufê;
• Bebidas:
• Bolo;
• Música para a festa (ao vivo ou DJ);
• Doces;
• Locação de móveis;
• Locação de utensílios como toalhas, pratos e copos.

Lembre-se, ainda, de que muitos dos itens necessários para a igreja serão aproveitados para a recepção, sem que haja custo adicional, como bem-casados, foto e vídeo, carro, etc.

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domingo, 30 de janeiro de 2011

A caminho do seu sonho



Para garantir sua entrada triunfal na Igreja, não basta uma bela produção. O importente é seguir as novas normas para a digna celebração do sacramento do matrimônio.

O casamento é uma grande oportunidade para o mercado oferecer luxo, pois é amplo e tem diversas opções. Mas, segundo a Igreja Católica, que realiza a grande maioria de casamentos no Brasil, o casamento religioso e sua recepção são atos de fé e não apenas atos sociais. Para a digna celebração do sacramento do matrimônio a preparação interior deve ser principal, e não apenas os trajes e a ornamentação.

E tendo em vista, as arestas que, pouco a pouco, foram sendo introduzidas no rito, e que acabam ofuscando o verdadeiro e autêntico sentido teológico do sacramento, no dia 1º de janeiro de 2008, de acordo com o Decreto do Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, entrou em vigor as Normas para a Celebração do Sacramento do Matrimônio. Segundo o Arcebispo, o objetivo da Norma não é diminuir a solenidade e beleza do Rito Sacramental do Matrimônio, mas sim preservar o ato de espiritualidade e de encontro com Deus, que os noivos, diante de Deus e da Igreja, assumem o sagrado compromisso de viver o amor e a fidelidade por toda a vida.

Através desta Norma, as igrejas em geral pedem um certo decoro, evitar o luxo e a obtenção, que são totalmente contrários ao espírito do Evangelho e que toda a assembléia presente seja motivada a ser participante e não apenas assistente da celebração. E esperam que os noivos cristãos acolham estas normas com verdadeiro espírito cristão.

Veja o que mudou com as novas normas

Cerimonial
Cada casal tem a liberdade de escolher o cerimonial, desde que este siga corretamente as normas da diocese. Os profissionais do cerimonial não poderão apresentar sugestões aos noivos de acrescentar ou retirar aquilo que está previsto no Rito do Sacramento do Matrimônio, isto é competência unicamente da autoridade eclesiástica.

Cortejo de Entrada
No cortejo de entrada para o sacramento do matrimônio tomarão parte:
Dois casais que serão testemunhas da realização do rito;
Os pais do noivo e da noiva;
O noivo;
Dois pajens que entrarão acompanhando a noiva.
Decoração
A decoração deverá ser sóbria e não atrapalhar a visibilidade da cerimônia. A escolha será feita pelo casal que marcar por primeiro o casamento. Os demais deverão entrar em contato com este. Antes de escolher a decoração observar as normas da diocese.

Fotografia e Filmagem
Os profissionais ou amadores da área de fotografia e imagem, no exercício de sua profissão, não poderão atrapalhar ou desviar a atenção dos que participam  e dos noivos durante o ato sagrado. Durante a liturgia da palavra e a homilia não devem filmar ou fotografar em movimento, em respeito à Palavra de Diocese, bem como durante o rito sacramental, conforme as normas da diocese.

Horário
Não serão permitidos atrasos. O cerimonial deve estar atento aos horários. Se isto acontecer e vier a atrapalhar o casamento posterior, a celebração será feita por último. A Igreja exige pontualidade, pois os padres ou diáconos que presidirem a cerimônia têm outros compromissos.

Músicos e cantores
Os músicos e cantores poderão exercer o seu trabalho:
No cortejo de entrada;
Após a entrega das alianças;
Durante a comunhão dos noivos;
No final, para acompanhar a saída dos noivos;
Nos demais momentos da celebração, nem mesmo fundo musical se permite.
Não são permitidos execução de músicas e cantos estranho ao rito do matrimônio ou aos costumes da fé cristã tais como: temas de filmes, de novelas, MPB, entre outros.

As normas da Arquidiocese de Curitiba para a Digna Celebração do Sacramento do Matrimônio são para todas as Paróquias.

Fonte: Novas normas para casamento na Igreja Católica – Arquidiocese de Curitiba

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Agenda da Noiva



UM ANO ANTES
Escolha a data do casamento.
Defina as características da cerimônia (estilo da igreja, festa, comemoração diurna ou noturna, entre outras).
Reserve a igreja.
Converse com o noivo sobre quanto pretendem gastar.
Compre uma agenda para anotar todos os compromissos, e reserve uma caixa para guardar os documentos que serão necessários.
Contrate um organizador de casamentos, se preferir contar com a ajuda de um profissional especializado.
Comece a fazer a lista de convidados.

DEZ MESES ANTES
Reserve o salão de festas.
Escolha os padrinhos, os pajens e as damas de honra.
Pesquise roteiros e pacotes para a lua-de-mel.
Inicie o planejamento para a nova casa (comprar, alugar ou reformar).
Pesquise sobre o vestido. Converse com estilistas e visite lojas.
Comece a fazer o enxoval.
Faca orçamentos de músicos, fotógrafos, cinegrafistas e decoradores.

OITO MESES ANTES
Faça um check-up de saúde com os exames pré-nupciais.
Visite salões de beleza para o dia da noiva e do noivo.
Peca orçamento em bufes e doceiras e marque degustações.
Contrate fotografia e filmagem.
Escolha a decoração para a igreja e para a recepção.

SEIS MESES ANTES
Decida a lua-de-mel. Atenção para passaporte, vistos e vacinas.
Hora de convidar os padrinhos, o pajem e a dama.
Defina as músicas para a igreja e para a recepção.
Defina o vestido, o véu e a grinalda, se assim quiser.

QUATRO MESES ANTES
Finalize a lista de convidados, com nomes e endereços.
Encomende os convites e contrate o calígrafo.
Escolha a roupa do noivo, das damas e dos pajens.
Faca a primeira prova do vestido e compre os sapatos.
Selecione as lembrancinhas do casamento.
Encomende o bolo e os noivos para colocá-los no topo do bolo.
Defina a amiga que irá organizar o chá-de-cozinha ou chá-bar.

TRÊS MESES ANTES
Providencie os documentos para o casamento civil e para a cerimônia religiosa.
Envie os convites para o calígrafo.
Faça a lista de presentes em lojas especializadas.
Contrate os pacotes do dia da noiva e dia do noivo. Lembre-se de deixar agendado o dia do teste do cabelo e da maquiagem.
Contrate manobristas e seguranças para a recepção.
Escolha o formato e as flores do buquê.

DOIS MESES ANTES
Envie os convites para convidados de outras cidades.
Convide pessoalmente os padrinhos e os pais de damas e pajens.
Reserve a suíte de um hotel para a noite de núpcias.
Defina qual carro irá leva-la para a igreja.
Faca a última degustação no bufê, para certificar-se de tudo que será servido no dia.
Compre as bebidas alcoólicas da recepção: vinho, uísque, espumante etc.
Decida os detalhes com a amiga que irá organizar o chá-de-cozinha ou o chá-bar.
Faca o curso de noivos.

TRINTA DIAS ANTES
Certifique se o salão fornece fiscais de banheiro. Caso contrário, contrate um para cada banheiro do salão.
Entregue todos os convites restantes.
Anote todos os presentes que ganhou, para enviar um cartão de agradecimento.
Arrume a mudança para a casa nova.
Compre lingerie e camisola para a noite de núpcias e para a lua-de-mel.
Confirme a trilha sonora da cerimônia religiosa e as músicas especiais para a recepção.
Agende depilação, unha e sobrancelha para a semana do evento.
Marque limpeza de pele e tintura de cabelo para 15 dias antes do evento.
Compre as alianças ou mande poli-las.
Faca a prova de cabelo e maquiagem.

VINTE DIAS ANTES
Envie os presentes recebidos para o novo lar.

QUINZE DIAS ANTES
Confirme as reservas da lua-de-mel e os documentos necessários para a viagem.
Faca o chá-de-cozinha ou o chá-bar.
Comece a arrumar a mala para a lua-de-mel.

SETE DIAS ANTES
Faca a última prova do vestido (O ideal é que seja feita com o sapato, para marcar o comprimento de saia. Importante: a bainha deve deixar a ponta do sapato de fora para que a noiva não pise no vestido ao caminhar).
Confirme todos os profissionais contratados.
Faca uma pequena compra para o novo lar.
Lembre o noivo de fazer a última prova da roupa e cortar o cabelo.

TRÊS DIAS ANTES
Busque o vestido e os acessórios.
Use os sapatos, para amaciá-los.
Mande buscar as roupas do noivo, das damas e pajens.

DOIS DIAS ANTES
Faca depilação.
Faca sobrancelha, especialmente se você tem pele sensível, pois a pela pode ficar irritada.
Encarregue alguém de confiança para levar as bebidas e as lembrancinhas ao local da festa.

UM DIA ANTES
Cuide das mãos e dos pés.
Marque um encontro romântico com o noivo e dê um presente especial a ele.
Confirme o hotel da noite de núpcias.
Durma cedo e relaxe.

NO DIA
Durma até mais tarde, se possível.
Faça uma refeição reforçada antes de ir ao salão de beleza.
Aproveite o dia da noiva e do noivo.
Lembre-se de levar ao salão de beleza o vestido, os acessórios e o buquê.

Dicas:
Pense no estilo e no tipo da comemoração para, então, definir o formato do casamento e contatar os prestadores de serviços certos.
Nunca feche o contrato com a primeira pessoa. Consulte, pelo menos, três profissionais, compare-os e verifique os trabalhos anteriores realizados por cada um deles.
Sonhe com os pés no chão; a festa deve caber no orçamento. Esse dia só será perfeito se houver programação, e a vida a dois não começar com dívidas.
Dedicação ao evento é importante, mas não esqueça de que o relacionamento tem de ser cultivado diariamente. Os noivos ficam extremamente ansiosos com o matrimonio e esquecem de demonstrar o carinho que um sente pelo outro.
Escreva uma carta de agradecimento aos seus pais. Eles se sentirão imensamente felizes por ser lembrados.

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