segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Planejando bem o seu casamento


Para um bom planejamento basta responder detalhadamente a estas perguntas: o que, quem, como, quando, quanto, elas lhe darão a dimensão do casamento a ser organizado.
Quanto maior o número de detalhes você conseguir antever, mais segurança no comando, menos problemas você terá e mais sucesso terá o evento.

O que
• Que tipo de casamento? (Características da cerimônia: estilo da igreja, festa, comemoração diurna ou noturna, entre outras).
• Qual a sua importância para você?
• É evento corriqueiro ou incomum?
• Que dimensão terá?
• Que resultado pode trazer a você?

Quem
• Quem está organizando?
• Quem são os convidados?
• Que celebridades estarão presentes?
• Quem é o responsável pelo casamento?
• A quem se destina? Que tipo de público é esperado?

Como
• Que atividades estão sendo programadas?
• Número de pessoas esperadas?
• De que forma os participantes serão convidados?
• Quem se incumbiu ou se incube dos convites?
• Um telefone e uma pessoa para confirmações de presença.

Onde
• Onde o casamento será realizado?
• Local já está reservado?
• Qual o tamanho do local (grande, pequeno, adequado ao tipo de casamento)?
• Tem ar condicionado, ventilação, acesso e saídas, altura do pé direito?
• Tem equipamentos de segurança no local?
• Qual a logística de transporte para o local?

Quando
• Quando será realizado?
• Quanto convidado terá?
• Quanto tempo está previsto para durar o evento? Tem horário para terminar?

Quanto
• Quanto custará o evento? Converse com o noivo sobre quanto pretendem gastar.
• Quem o pagará?
• Existe orçamento aprovado
• Foi feita estimativa de custos?
• Fornecedores devidamente pesquisados?

Respondendo essas perguntas, o primeiro passo é definir qual tipo de casamento que pretende realizar.

Após a definição:
• Defina a data do casamento.
•  “Desenhe” o evento como um todo. Parta do essencial e vá acrescentando os itens que vão valorizá-lo.
• Reserve a igreja.
• Assegure-se de estar usando adequadamente os recursos disponíveis.
• Compre uma agenda para anotar todos os compromissos, e reserve uma caixa para guardar os documentos que serão necessários.
• Tenha sempre à mão a lista de fornecedores que tradicionalmente prestam serviços a grandes casamentos.
• Contrate um organizador de casamentos, se preferir contar com a ajuda de um profissional especializado.
• Comece a fazer a lista de convidados.
• Faca uma lista global das providencias principais (check-list) e várias outras listas detalhadas cobrindo todos os itens essenciais do evento.

Os itens básicos de uma cerimônia são:
• Taxa da Igreja e de documentação (inclui despesas com curso de noivos, transferência de paróquia e cartório);
• Decoração floral da igreja (conte, ainda, gastos com buquê da noiva e damas e flores de lapela);
• Música para a cerimônia (ao vivo ou eletrônica);
• Foto e Vídeo;
• Convites;
• Bem-casados e / ou lembrancinhas (é simpático oferecer este tipo de recordação mesmo que não haja festa);
• Carro para levar a noiva;
• Vestido de noiva e acessórios;
• Traje do noivo;
• Alianças.

Os itens básicos para a festa são:
• Faça três comparações: bolo e champanhe, coquetel e jantar;
• Locação do espaço da festa;
• Bufê;
• Bebidas:
• Bolo;
• Música para a festa (ao vivo ou DJ);
• Doces;
• Locação de móveis;
• Locação de utensílios como toalhas, pratos e copos.

Lembre-se, ainda, de que muitos dos itens necessários para a igreja serão aproveitados para a recepção, sem que haja custo adicional, como bem-casados, foto e vídeo, carro, etc.

Visite o nosso site!
http://www.angelfonseca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário