terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cerimonial de Casamento

                                         Foto: Lucas Rachinski

Você acha que é bobagem contratar uma cerimonialista para os seu casamento? Engana-se! Vale a pena sim.

Por Angélica Fonseca


No badalar dos sinos as portas se abrem... Ao som da marcha nupcial, lá vem à noiva. Toda de branco desliza pela nave da igreja com suas aias. Diante do altar, ao lado do seu amado, ela confia o buquê à mãe para receber a bênção do sacerdote. Esse momento permite uma pausa para uma música especial. Com uma saída triunfal ao som apoteótico de “Aleluia” de Haendel, os noivos solidificam o sonho de uma cerimônia perfeita e harmoniosa...

Ultimamente, tenho tido muito contado de noivas prestes a se casarem, questionando a necessidade de um profissional de cerimonial, algumas acham que é um gasto desnecessario outras uma grande bobagem. Hoje acredito que é difícil compreender como uma noiva pode subir ao altar radiante e feliz, sem ajuda de um profissional desta área. Pois, a criatividade, a personalidade e de detalhes em detalhes ele ajuda seu o casamento ter um final feliz. Afinal, só quem tem um profundo conhecimento da intimidade do ritual pode transformar esse sonho em momentos inesquecíveis.

O que é Cerimonial?

Freqüentemente ouvimos e lemos a palavra cerimonial, mas pouco se sabe sobre o seu significado e sua atividade profissional. O cerimonial existe desde a antiguidade e suas características variam de povo para povo, de época para época.

Não podemos confundir cerimonial com organização de eventos; de festas ou banquete e muito menos etiqueta. “Cerimonial é o conjunto de formalidades, regras e normas a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que compôe. É o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas públicas”, explica o manual de cerimonial.

Nos tempos modernos, sem desrespeitar a tradição, o que realmente prevalece é a felicidade do momento. Em prol a felicidade, há quem troca as alianças no palácio da Cinderela, na Disneyworld. Outros preferem um Luau na praia. Alguns casam até nas alturas! Hoje, existem inúmeras alternativas para construir um cenário personalizado para registrar uma cerimônia de casamento. Não importa se cerimônia é católico, evangélica, grego ou judaico-ortodoxo. Tudo vira festa. Mas, não podemos esquecer as precedências, os gestos e preceitos da cerimônia.

E, a melhor coisa que se pode fazer para não ter uma surpresa desagradável no dia do seu casamento é estudar detalhadamente o ritual que você vai escolher, e se os seus convidados têm perfil para fazer parte deste cenário escolhido. “Às vezes, o fazer diferente, pode não ser bem interpretado pelos convidados e assim você arrisca a cometer gafes”. E, por outro lado, escolher um bom profissional de cerimonial para ajudar a realizar os detalhes do cenário escolhido, vale a pena sim!

Vida e a trajetória de um profissional do cerimonial de casamento

A vida de um profissional de cerimonial faz parte do cenário da história da Cinderela, por um dia. Como personagem coadjuvante, sua atividade começa cedo. O trabalho que geralmente começa muitas vezes três horas antes do evento chega a ultrapassar quatorze horas seguidas. Os detalhes do protocolo do matrimônio são tantos que preenchem toda a madrugada. Sem causa de dúvida é uma trajetória muito exaustiva, mas o que realmente importa para esses profissionais é o resultado positivo deste espetáculo.

As funções do cerimonialista é planejar, organizar, executar o cerimonial e encerrar o trabalho iniciado pelo organizador do evento, pois ele é o profissional que domina o tratamento, as fórmulas de cortesia e é especializado em cuidar de cada detalhe do protocolo em todos os momentos, tendo como objetivo final tornar a fase de preparativo muito mais fácil, com muita calma e com bom senso, sem perder a qualidade. Como cita Silvio Lobo Filho, na Crônica ao Cerimonialista, “Esse, que tem sempre um sorriso nos lábios, alegria nos olhos, respostas rápidas e soluções precisas, é o Cerimonialista. Um misto de conselheiro e orientador, planejador e relações públicas, orador e escritor, poeta e sonhador, num exemplo resumido de pequenina parte das suas funções”.

Dicas para quem quer um casamento perfeito

O mercado está oferecendo muitos profissionais sem nenhuma qualificação, e com a sedução de preço baixo acabam prejudicando os profissionais qualificados e experientes. Muitos são pessoas que ajudaram a irmã, prima ou amiga no seu evento, e sentem-se aptas a atuar no mercado e acabam abrindo uma empresa de cerimonial, outro surgem das empresas de Foto & Vídeo, Floriculturas, Cabelereiros, entre outras. Pessoalmente não tenho nada contra o surgimento de novos profissionais, mas o ideal seria que eles antes de atuarem no meio passassem por um treinamento especializado, pois o trabalho de cerimonialista não é palpável, é diferente de avaliar o desempenho de um maquiador, que o seu trabalho fica registrado nas fotos, ou de um bufê, cuja alimentação pode ser degustada. E, por falta de conhecimento dos clientes e convidados qualquer falha nos serviços de outros profissionais no decorrer do evento cai diretamente sobre a reputação do cerimonialista, prejudicando assim a sua credibilidade.

É fundamental que o cliente antes de contratar um profissional que atenda suas espectativas de qualidades, empatia e segurança, que cuide de todos os detalhes como se fosse você fique muito atento com aqueles que não têm formação e experiência na área e que vende o seu serviço dando prioridade nas funções de buscar buquê da noiva na floricultura, montar mesa de doces, acender velas, empacotar docinho no final da festa entre outros itens, que não faz parte do protocolo, isso é função do organizador do evento, mas, não que dizer que não possa ser oferecido pelo cerimonilista. Pode sim, mas não como função do cerimonial.

Atenção! A ética e descrição são fundamentais para credibilidade do profissional desta área. Desconfie daqueles que se promovem criticando colegas do meio.