terça-feira, 5 de março de 2013

Noivos!

Que traje usar no seu casamento.


Foto: Extraído da Internet


Por: Angélica Fonseca

Não é necessário ser grande conhecedor da moda ou ter muito dinheiro, para se vestir bem. Basta... Conhecer os tipos de trajes, definir um estilo próprio e ter bom senso!

“Há muito tempo que as cerimônias formais funcionam como uma passarela para que homens e mulheres mostram o seu lado mais elegante para a família e amigos. Infelizmente, exageros e desinformação fazem com que nem sempre se alcance o efeito desejado.” (Fernando de Barros, jornalista e especialista de moda masculina).

E, se você tiver dúvida na escolha, uma boa opção ainda é seguir a tradição da roupa escura. Um noivo estará bem-vestido de terno escuro. Camisa branca de punho duplo e gravata cinza-prata. Se preferir dar um toque mais formal ao traje, pode usar um colete cinza-claro. Meias e sapatos pretos sem cordão.

E, para um casamento pomposo é de bom tom o uso do Fraque. O Fraque é um traje inventado pelos ingleses, e é formado de paletó assemelhado à casaca,  mais curto na frente, com longas abas traseiras (parece um pinguim mesmo). A calça é de listas finas ou duplas, cinza e grafite escuro. Colete claro (normalmente cinza) e camisa branca com desenho clássico, colarinho de pontinha virada e gravata na cor cinza, prateada ou branca de jacquard (texturizada), evite listras e micro-desenhos. Muitos ainda preferem o romântico plastrom de cetim quase branco. Substituto da gravata, o plastrom parece uma echarpe e chega a ter 14 centímetros na parte mais larga. Meias e sapatos pretos lisos, sem cordão.

O meio fraque – ou fraque curto – vem ganhando a preferência dos noivos contemporâneos, usado tanto em casamento solenes pela manhã quanto à noite. Trata-se de uma simplificação do fraque, mantendo a calça listrada de casimira, paletó grafite, com botão único, e o comprimento de terno normal. Colete cinza claro sobre a camisa branca de punho duplo e abotoaduras, gravata ou plastrom cinza-claro. Cravo natural branco na boteira.

Pais, padrinhos e convidados


Se o efeito dos noivos é de combinar o seu traje com o dos pais e dos padrinhos que estarão ao seu lado no altar, não é demais pedir para que eles também subam no altar usando fraque ou meio-fraque. Assim, é imprescindível que todos vistam roupas rigorosamente idênticas. O melhor é que todos aluguem o fraque na mesma loja e com tempo suficiente para ajustá-lo às suas medidas.

Na maioria dos casamentos, porém, os pais e padrinhos vestem terno escuro, camisa branca e gravata em tons discretos. A regra é de que os homens devem estar de escuro em cerimônias de casamento, independente do horário. Pela manhã, mantêm-se as mesmas exigências para os padrinhos, mas os convidados podem usar bege, cinza ou azul-claro com camisa clara, gravata discreta e lenço no bolso se quiserem. Segundo Barros, “Evite usar calça de uma cor e paletó do outro: é informal demais”. Não importa o local do casamento, prefira sempre ir à cerimônia de paletó e gravata. A ocasião exige formalidade e os noivos apreciarão seu gesto, complementa.

Dicas:


• A cauda de um fraque termina atrás dos joelhos. Mais curto ou comprido do que isso fica desproporcional;

• O colete nunca deve ser mais comprido do que a casaca;

• O uso da flor na lapela só poderá ser aplicado desde que o paletó tenha um lugar apropriado para a flor e não tenha lenço no bolso. Neste caso, deverá optar pelo lenço ou pela flor;

•  Segundo a uma regra de elegância o relógio de pulso não é usado quando o homem veste fraque numa recepção de casamento;

•  A roupa deverá ser bem-feita, adquirida numa loja de tradição de bom corte.


domingo, 3 de março de 2013

Dica para noivos!

 Idéias simples para um sucesso de casamento...


Foto: Extraída da Internet
Por: Angélica Fonseca

O século XXI vai trazer, definitivamente, a marca da informalidade. Todos nós estamos buscando alternativas mais simples de convivência, sem perder a alegria. Trabalhamos muito, o dinheiro anda mais curto, o tempo também. Mas, para contrabalançar,  um mundo de produtos e serviços está aí para ajudar você. Receber bem é saber usar o bom senso, parar de se preocupar com regras rígidas, não acreditar naquela história de que os noivos são os únicos que não se divertem. É possível fazer tudo isso sem perder “um milímetro” de elegância.

Por mais que o comportamento esteja mais solto e descontraído tenho observado que existem noivos que se preocupam demais com a “velha” etiqueta. O segredo de uma boa festa de casamento não mudou com os novos tempos. A “velha” regra de saber misturar as pessoas na dose certa. Convidar pessoas que combinem entre si mesmo com diferentes interesses,  continua atual. Há tradições muito antigas refletidas nos rituais religiosos registrados pela arte e pela literatura, porém ser extraídas idéias para uma comemoração de cerimonial criativo que permita dar vazão à alegria de todos que participam do grande dia é totalmente permitido.

Alguns pontos que podem atrapalhar uma festa de casamento:

• Cuidado! Com o número de convidados. O número de pessoas deve ser determinado pelo conforto que você pode oferecer.

• Ser “descontraído” demais, falar muito alto, monopolizar a atenção à noite inteira, beber além da conta poderá afetar sua festa. Qualquer tipo de excesso continua a ser deselegante.

• Atraso. Não cheguem muito atrasados. No Brasil, os horários não são tão rígidos como em outros países. Tanto que é freqüente convidar-se para “às oito horas” sendo que o início da cerimônia será às oito e meia. Isso significa que o mais seguro é chegar por volta de oito e meia. Muito, além disso, começa a entrar no terreno da deselegância.

• O som não deve ser alto para não abafar a conversa. Prefira música instrumental no horário dos jantar: assim seus convidados não terão de disputar com a cantora a atenção de quem está ao lado.

• Não demonstre preferência especial por um único grupo de convidados. Circule, fale com todos. Cabe a vocês também quebrar qualquer momento de impasse com uma brincadeira, uma história engraçada, qualquer coisa que quebre o gelo ou apague o fogo.

O mais importante: não há clima que possa ficar descontraído se: vocês estiverem nervosos, der impressão de cansaço, parecer que são os únicos que não conseguem relaxar e se divertirem. E, para enfrentar com a maior tranqüilidade a mais formal das situações vocês devem ter jogo de cintura. O importante, porém, é não transformar a noite em um pesadelo. Evite o que for difícil, para não ficarem inseguros.