Foto: Lucas Rachinski
Um lugar bem decorado é fundamental para uma festa de casamento. Use o bom senso e a sua sensibilidade para criar um ambiente harmonioso, pois a decoração do ambiente é o segundo elemento que será observado pelos convidados.
Deste modo, uma decoração estruturada garante o impacto inicial e dita o ritmo da celebração. Para isso, é fundamental ter arranjos nas mesas, uma bela mesa de bolo e outra de doces, assim como um cuidado especial com a exposição das lembrancinhas e com a entrada do salão.
Na decoração das mesas, é interessante mesclar arranjos altos e baixos. Atualmente, usa-se muito vidro, espelhos e pedraria de strass. Muito, importante: não faça arranjo de centro de mesa com mais de 30 cm de altura. Assim seus convidados não vão precisar esticar o pescoço para conversar com quem está à frente.
Quanto à escolha das flores, o melhor é basear-se na estação do ano em que o casamento vai ocorrer. No Verão, por exemplo, vale optar por espécies de coloração alaranjada ou outra mais quente. Também pode-se escolher as brancas, que promovem uma atmosfera linda e não há risco de errar. Evitar misturar tonalidade de flores. Mas, acima de tudo, é importante deixar a festa com a cara do casal. Cuidado! Com as muito perfumadas. Pois, o excesso de perfume por interferir no gosto dos pratos e às vezes até na digestão.
Pratos, copos e talheres são, geralmente, oferecidos pelo bufê, de acordo com o que pede o cardápio. Já as toalhas e os guardanapos podem ficar a cargo da empresa responsável pela decoração. A cor de ambos deve estar condizente com as usadas para enfeitar. Se a louça é decorada preferia as toalhas lisas ou trabalhadas somente nas barras. Assim, o visual não fica carregado. E, se a louça for branca, use e abuse das estampas, dos bordados e das texturas nas toalhas e jogos americanos, que garantem um visual mais contemporâneo. Mas se o ambiente for escuro as toalhas, preferencialmente, devem ser de tonalidade clara, porque esta transmite ar de limpeza.
No quesito mesas, é possível variar de acordo com o tipo de jantar que será servido. Quando há pratos quentes, como arroz e carne, e massas, utiliza-se uma mesa grande, com lugar para seis, oito ou dez pessoas, Mas, se a festa tiver mais jeito de “balada” e apenas bufê com petiscos e mesa de frios, é perfeitamente possível espalhar bancos pelo salão, fazendo uma decoração em estilo de lounge.
A luz também deve ser pensada. Durante o dia, não há como usar itens de iluminação. Neste caso, a solução é utilizar mais flores e enfeites. À noite, as noivas ficam entre a iluminação com velas e a artificial, com o auxílio de refletores de luz amarela. As velas são muito usadas tanto nas festas clássicas quanto nas modernas. Elas podem ser empregadas desde a entrada do salão, juntamente com árvore francesas e plantas em vasos decorativos. Atenção: velas e flores não combinam. O calor das velhas faz com que as flores murchem, mais rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário