terça-feira, 5 de março de 2013

Noivos!

Que traje usar no seu casamento.


Foto: Extraído da Internet


Por: Angélica Fonseca

Não é necessário ser grande conhecedor da moda ou ter muito dinheiro, para se vestir bem. Basta... Conhecer os tipos de trajes, definir um estilo próprio e ter bom senso!

“Há muito tempo que as cerimônias formais funcionam como uma passarela para que homens e mulheres mostram o seu lado mais elegante para a família e amigos. Infelizmente, exageros e desinformação fazem com que nem sempre se alcance o efeito desejado.” (Fernando de Barros, jornalista e especialista de moda masculina).

E, se você tiver dúvida na escolha, uma boa opção ainda é seguir a tradição da roupa escura. Um noivo estará bem-vestido de terno escuro. Camisa branca de punho duplo e gravata cinza-prata. Se preferir dar um toque mais formal ao traje, pode usar um colete cinza-claro. Meias e sapatos pretos sem cordão.

E, para um casamento pomposo é de bom tom o uso do Fraque. O Fraque é um traje inventado pelos ingleses, e é formado de paletó assemelhado à casaca,  mais curto na frente, com longas abas traseiras (parece um pinguim mesmo). A calça é de listas finas ou duplas, cinza e grafite escuro. Colete claro (normalmente cinza) e camisa branca com desenho clássico, colarinho de pontinha virada e gravata na cor cinza, prateada ou branca de jacquard (texturizada), evite listras e micro-desenhos. Muitos ainda preferem o romântico plastrom de cetim quase branco. Substituto da gravata, o plastrom parece uma echarpe e chega a ter 14 centímetros na parte mais larga. Meias e sapatos pretos lisos, sem cordão.

O meio fraque – ou fraque curto – vem ganhando a preferência dos noivos contemporâneos, usado tanto em casamento solenes pela manhã quanto à noite. Trata-se de uma simplificação do fraque, mantendo a calça listrada de casimira, paletó grafite, com botão único, e o comprimento de terno normal. Colete cinza claro sobre a camisa branca de punho duplo e abotoaduras, gravata ou plastrom cinza-claro. Cravo natural branco na boteira.

Pais, padrinhos e convidados


Se o efeito dos noivos é de combinar o seu traje com o dos pais e dos padrinhos que estarão ao seu lado no altar, não é demais pedir para que eles também subam no altar usando fraque ou meio-fraque. Assim, é imprescindível que todos vistam roupas rigorosamente idênticas. O melhor é que todos aluguem o fraque na mesma loja e com tempo suficiente para ajustá-lo às suas medidas.

Na maioria dos casamentos, porém, os pais e padrinhos vestem terno escuro, camisa branca e gravata em tons discretos. A regra é de que os homens devem estar de escuro em cerimônias de casamento, independente do horário. Pela manhã, mantêm-se as mesmas exigências para os padrinhos, mas os convidados podem usar bege, cinza ou azul-claro com camisa clara, gravata discreta e lenço no bolso se quiserem. Segundo Barros, “Evite usar calça de uma cor e paletó do outro: é informal demais”. Não importa o local do casamento, prefira sempre ir à cerimônia de paletó e gravata. A ocasião exige formalidade e os noivos apreciarão seu gesto, complementa.

Dicas:


• A cauda de um fraque termina atrás dos joelhos. Mais curto ou comprido do que isso fica desproporcional;

• O colete nunca deve ser mais comprido do que a casaca;

• O uso da flor na lapela só poderá ser aplicado desde que o paletó tenha um lugar apropriado para a flor e não tenha lenço no bolso. Neste caso, deverá optar pelo lenço ou pela flor;

•  Segundo a uma regra de elegância o relógio de pulso não é usado quando o homem veste fraque numa recepção de casamento;

•  A roupa deverá ser bem-feita, adquirida numa loja de tradição de bom corte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário