segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Entrevista: Enio Salgado

Uma Câmera na mão... E um clique de emoção!



Texto: Angélica Fonseca * Foto: Enio Salgado

Muito mais que um evento social, a cerimônia de casamento é um rito de passagem e a realização de um sonho de milhares de pessoas. É como vencer mais uma etapa da vida. O registro dessa emoção é editado nas imagens concebidas por Enio Salgado, na direção do Espaço Noivas Barigui, em Curitiba. Em seus 13 anos atrás das câmeras de fotografia, desenvolveu técnica, roteiro e sensibilidade para extrair o melhor da sua festa. A sua linguagem visual é construída aos moldes cinematográficos para contar uma bela história. Cada cena é um clique de emoção.

Em sua opinião como se define um evento bem fotografado?
O primeiro passo é entender exatamente quais as lembranças que vão imortalizar o grande dia das minhas clientes. Segundo e conseguir expressar todos os momentos da cerimônia e festa, sem comprometer a naturalidade dos anfitriões e convidados. Terceiro é um registro em detalhes que inclui desde a ambientação até o encerramento da festa.

Na prática, como você consegue esse resultado?
Geralmente eu busco originalidade. Os meus clientes estão cada vez mais preocupados com um registro personalizados, querem fotos mais espontâneas e como estou envolvido plenamente com essa linguagem escolho foto e fotojornalismo, além de manter uma equipe de foto e vídeo fixa que encaixa no perfil de cada festa.

Qual é o roteiro para fotografar um casamento?
Nesse caso, o registro começa dias antes do evento, com filmagem e ensaio fotográfico (Pre-Wedding book), em estúdio ou externo; no dia acompanhou o dia da noiva (Making of)e o dia do noivo (se necessário); durante o evento damos cobertura total na cerimônia e na festa; para finalizar fazemos ensaio fotográfico (Trash the Dress), que hoje é muito solicitado pelos noivos. Portanto, os serviços serão executados conforme o pacote escolhido pelos noivos.

Qual o serviço de fotografia ideal para os nubentes contratar?
Para contratar serviços fotográficos é necessário atentar para a experiência e ética do profissional, qualidade do material apresentada e que apresente uma edição com a personalidade do cliente. Penso que a melhor opção ainda é contratar uma empresa que ofereça serviços de foto e vídeo, assim facilita uma produção de sequências personalizadas, além da sintonia entre os profissionais.

Como foi sua trajetória profissional para alcançar credibilidade e reconhecimento?
Em 1999, comecei informalmente fotografando esporte. Em 2002 fiz curso de jornalismo, em seguida pós-graduação em Comunicação, cursos de especialização em Fotojornalismo (Gazeta do Povo), Fotodocumentarismo (PUC-PR), Fotografia Avançada (SENAC), participei também de vários Workshops no Brasil e no famoso New York Institute of Photography nos EUA. Hoje, tenho uma empresa, em Curitiba, com uma equipe foto e vídeo fixa e treinada para fazer o melhor. Investi na aquisição dos melhores equipamentos profissionais fotográficos e cinematográficos que existem no mercado que me resulto no aumento da qualidade do meu produto final. Atuo, também, como professor de fotografia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.

E qual o processo para se manter em dia com o seu mercado de atuação?
Mantenho bem atualizado e atento nos lançamentos tecnológicos. Trabalho sempre com equipamento de ponta. Frequento feiras para acompanhar as novidades do mercado, além de captar a intensidade de sentimentos que tomam conta desse evento. Por outro lado, mantenho uma equipe fixa composta por sete profissionais, sendo três fotógrafos, três especializados em filmagem e um auxiliar, para tranquilizar os nossos clientes quanto à qualidade dos serviços prestados.

E a apresentação final de todo o material?
Nossos álbuns são todos encadernados, aumentando assim a qualidade e a durabilidade do produto final. Publicamos apenas algumas fotos de cada evento para não expor a imagem dos noivos em excesso. Na sala de edição do Espaço da Noiva, crio um produto novo na produção de vídeo que é a diferença da minha assinatura.






Veja a diferença entre:

Foto: é o retrato tradicional e posado. Mostra todos os detalhes da festa, da igreja e dos convidados.

Fotojornalismo: é o registro espontâneo e criativo, captado sem interferência dos profissionais que estão organizando as bodas ou mesmo do fotógrafo. As imagens podem ser coloridas, em preto-e-branco ou sépia (com aspecto envelhecido).

Making Of: é um documentário de bastidores que registra em imagem e som o processo de produção, realização e repercursão de um produto audiovisual. Os marking of são comuns em casos de grandes produções da indústria cinematográfica de Hollywood, visando ao sucesso comercial. Mas, hoje são incluídos também nos ritos de passagem, como casamento, 15 anos, entre outros.

Trash the Dress (Pela tradução literal, "Trash the Dress", de origem norte-americana, seria "jogar o vestido no lixo"): é uma proposta de ensaio fotográfico de casamento em que não existe preocupação com o vestido. A noiva pode rolar na areia, entrar na água, deitar no chão, enfim, ficar bem à vontade para a sessão de fotos, que acontece dias depois da cerimônia ou da lua-de-mel.

Wedding book: é mais intimista, como se fosse um verdadeiro presente aos noivos, pois utiliza recursos gráficos para contar a história do casal.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cerimonial de Casamento

                                         Foto: Lucas Rachinski

Você acha que é bobagem contratar uma cerimonialista para os seu casamento? Engana-se! Vale a pena sim.

Por Angélica Fonseca


No badalar dos sinos as portas se abrem... Ao som da marcha nupcial, lá vem à noiva. Toda de branco desliza pela nave da igreja com suas aias. Diante do altar, ao lado do seu amado, ela confia o buquê à mãe para receber a bênção do sacerdote. Esse momento permite uma pausa para uma música especial. Com uma saída triunfal ao som apoteótico de “Aleluia” de Haendel, os noivos solidificam o sonho de uma cerimônia perfeita e harmoniosa...

Ultimamente, tenho tido muito contado de noivas prestes a se casarem, questionando a necessidade de um profissional de cerimonial, algumas acham que é um gasto desnecessario outras uma grande bobagem. Hoje acredito que é difícil compreender como uma noiva pode subir ao altar radiante e feliz, sem ajuda de um profissional desta área. Pois, a criatividade, a personalidade e de detalhes em detalhes ele ajuda seu o casamento ter um final feliz. Afinal, só quem tem um profundo conhecimento da intimidade do ritual pode transformar esse sonho em momentos inesquecíveis.

O que é Cerimonial?

Freqüentemente ouvimos e lemos a palavra cerimonial, mas pouco se sabe sobre o seu significado e sua atividade profissional. O cerimonial existe desde a antiguidade e suas características variam de povo para povo, de época para época.

Não podemos confundir cerimonial com organização de eventos; de festas ou banquete e muito menos etiqueta. “Cerimonial é o conjunto de formalidades, regras e normas a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que compôe. É o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas públicas”, explica o manual de cerimonial.

Nos tempos modernos, sem desrespeitar a tradição, o que realmente prevalece é a felicidade do momento. Em prol a felicidade, há quem troca as alianças no palácio da Cinderela, na Disneyworld. Outros preferem um Luau na praia. Alguns casam até nas alturas! Hoje, existem inúmeras alternativas para construir um cenário personalizado para registrar uma cerimônia de casamento. Não importa se cerimônia é católico, evangélica, grego ou judaico-ortodoxo. Tudo vira festa. Mas, não podemos esquecer as precedências, os gestos e preceitos da cerimônia.

E, a melhor coisa que se pode fazer para não ter uma surpresa desagradável no dia do seu casamento é estudar detalhadamente o ritual que você vai escolher, e se os seus convidados têm perfil para fazer parte deste cenário escolhido. “Às vezes, o fazer diferente, pode não ser bem interpretado pelos convidados e assim você arrisca a cometer gafes”. E, por outro lado, escolher um bom profissional de cerimonial para ajudar a realizar os detalhes do cenário escolhido, vale a pena sim!

Vida e a trajetória de um profissional do cerimonial de casamento

A vida de um profissional de cerimonial faz parte do cenário da história da Cinderela, por um dia. Como personagem coadjuvante, sua atividade começa cedo. O trabalho que geralmente começa muitas vezes três horas antes do evento chega a ultrapassar quatorze horas seguidas. Os detalhes do protocolo do matrimônio são tantos que preenchem toda a madrugada. Sem causa de dúvida é uma trajetória muito exaustiva, mas o que realmente importa para esses profissionais é o resultado positivo deste espetáculo.

As funções do cerimonialista é planejar, organizar, executar o cerimonial e encerrar o trabalho iniciado pelo organizador do evento, pois ele é o profissional que domina o tratamento, as fórmulas de cortesia e é especializado em cuidar de cada detalhe do protocolo em todos os momentos, tendo como objetivo final tornar a fase de preparativo muito mais fácil, com muita calma e com bom senso, sem perder a qualidade. Como cita Silvio Lobo Filho, na Crônica ao Cerimonialista, “Esse, que tem sempre um sorriso nos lábios, alegria nos olhos, respostas rápidas e soluções precisas, é o Cerimonialista. Um misto de conselheiro e orientador, planejador e relações públicas, orador e escritor, poeta e sonhador, num exemplo resumido de pequenina parte das suas funções”.

Dicas para quem quer um casamento perfeito

O mercado está oferecendo muitos profissionais sem nenhuma qualificação, e com a sedução de preço baixo acabam prejudicando os profissionais qualificados e experientes. Muitos são pessoas que ajudaram a irmã, prima ou amiga no seu evento, e sentem-se aptas a atuar no mercado e acabam abrindo uma empresa de cerimonial, outro surgem das empresas de Foto & Vídeo, Floriculturas, Cabelereiros, entre outras. Pessoalmente não tenho nada contra o surgimento de novos profissionais, mas o ideal seria que eles antes de atuarem no meio passassem por um treinamento especializado, pois o trabalho de cerimonialista não é palpável, é diferente de avaliar o desempenho de um maquiador, que o seu trabalho fica registrado nas fotos, ou de um bufê, cuja alimentação pode ser degustada. E, por falta de conhecimento dos clientes e convidados qualquer falha nos serviços de outros profissionais no decorrer do evento cai diretamente sobre a reputação do cerimonialista, prejudicando assim a sua credibilidade.

É fundamental que o cliente antes de contratar um profissional que atenda suas espectativas de qualidades, empatia e segurança, que cuide de todos os detalhes como se fosse você fique muito atento com aqueles que não têm formação e experiência na área e que vende o seu serviço dando prioridade nas funções de buscar buquê da noiva na floricultura, montar mesa de doces, acender velas, empacotar docinho no final da festa entre outros itens, que não faz parte do protocolo, isso é função do organizador do evento, mas, não que dizer que não possa ser oferecido pelo cerimonilista. Pode sim, mas não como função do cerimonial.

Atenção! A ética e descrição são fundamentais para credibilidade do profissional desta área. Desconfie daqueles que se promovem criticando colegas do meio.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Como calcular a quantidade de bebida para o seu evento



Foto: Angélica Fonseca

Para garantir o sucesso da sua festa, detalhes importantes deverão ser analisados: quais os tipos de bebidas, a qualidade dos produtos oferecidos e as quantidades que serão serviços aos convidados. Até porque este momento é único e especial merecendo bebidas mais apuradas.

Saiba que, refrigerante, suco e água são indispensáveis em qualquer festa. Vinho e uísque são opcionais, mas dependendo do tipo de festa, eles serão muito bem vindos.

O cálculo da quantidade de bebidas deverá ser feito de acordo com seu tipo de festa, em geral, a primeira delas é preparar uma lista de convidados, mantendo a média de pessoas que você quer convidar. Em seguida, verifique os pratos que serão servidos durante a festa, já que as bebidas devem acompanhar cada tipo de comida.

Como calcular a quantidade de bebida por pessoa


ESPUMANTES (champanhe ou prosecco), em uma festa “bolo-com-champanhe”, onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.

Garrafas
Convidados
01
02
50
100
100
200
150
300

ESPUMANTE (champanhe ou prosecco), quando este for servido apenas na hora do brinde.

Garrafas
Convidados
01
07
14
100
28
200
42
300

VINHO BRANCO

Garrafas
Convidados
01
03
30
100
60
200
90
300

VINHO TINTO

Garrafas
Convidados
01
04
25
100
50
200
75
300

CERVEJA

Latas
Convidados
02
01
200
100
400
200
600
300

ÁGUA E REFRIGERANTES

Litro
Convidados
300 ML
01
33 litros
100
66 litros
200
100 litros
300

UÍSQUE

Garrafas
Convidados
12
100
24
200
36
300

COQUETEL

Litro
Convidados
750 ML
25



Calcule uma garrafa de 750 ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.

Atenção:

As medidas se modificam caso, na mesma festa, seja servido todas essas bebidas. Se esse é o plano, calcule:

Para 100 convidados
  • Cerveja: 50 latas
  • Uísque: 10 garrafas
  • Vinho tinto: 10 garrafas
  • Vinho branco: 12 garrafas
  • Espumante: 33 garrafas
* Para mais convidado, multiplique essa quantidade.

Deve ser levada em consideração também:

  • O tempo de duração da festa: A duração da festa conta muito! Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais.
  • A estação do ano: No verão, bebidas com água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.
  • Quem será convidado: Os amigos, com certeza, consumirão mais bebidas do que as suas tias idosas e as amigas de sua mãe.
  • A variedade: Se houver apenas, refrigerante, água e cerveja, a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e uísque.
Outras dicas
  • Converse com o responsável pelo serviço de bufê, antes de fechar as bebidas. Se for possível compra-las em consignação é melhor.
  • Lembre-se de providenciar refrigerantes diet.